Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

APONTAMENTOS E ANOTAÇÕES

Escrevinhação n. 1079, redigida entre os dias 18 de dezembro de 2013, dia de São Graciano, e 24 de dezembro de 2013, dia de Santa Paula Isabel Cerioli.

Por Dartagnan da Silva Zanela


1. 
Estive numa repartição pública para solicitar um serviço. Elas estavam relativamente vazias tendo em vista a época do ano. Fim de ano. Mesmo assim, fui gentilmente atendido por um bom homem.

Paguei-lhe a taxa devida enquanto ele devidamente preenchia a guia. Neste ínterim, banhado por um amistoso silêncio, chamou-me a atenção a presença dum delicado Rosário a coroar a lateral direita do monitor de seu computador.

Também, junto a este, havia uma imagem de Nossa Senhora. Vi ainda, numa discreta mesinha também ao lado direito, uma Bíblia ladeada por uma imagem de São José. Um pequeno altar, segundo o funcionário da repartição.

O silêncio é quebrado com a entrega da guia em minhas mãos juntamente com um gentil sorriso. Satisfeito, retiro-me. E satisfeito estava não apenas pela presteza, mas por ter sido atendido por tão aquilatada e nobre alma.

Quanto ao nome dessa alma, não adianta perguntar. Não escreverei. Digo apenas que o conheço de longa data. É um homem devoto, um devotado pai de família e um fervoroso filho da Igreja. Um tipo cada vez mais raro na sociedade atual, infelizmente.

2. 
O que mais falta em nosso país não são pessoas diplomadas, virtualmente habilitadas, para assumirem um cargo ou função. Não é disso que o Brasil carece.

Carecemos sim, e muito, de pessoas capacitadas, devidamente aprimoradas, que tenham apreço pelo seu trabalho e saibam, razoavelmente, o que estão fazendo. Que saibam como devem proceder para realizar não apenas o melhor possível, mas o que é minimamente necessário.

O que faz dum cozinheiro um mestre na arte culinária não é um diploma em gastronomia. Cozinheiro é simplesmente aquele que sabe cozinhar. Do mesmo modo que pedreiro é aquele que sabe construir, professor é o sujeito que sabe ensinar, administrador é o caboclo que sabe maximizar os recursos duma empresa, estadista o indivíduo que sabe zelar do bem público que lhe é confiado e assim por diante.

Enfim, em nosso país, sobram diplomas, títulos e honrarias. O que falta aqui, nessas terras de Pindorama, são pessoas diplomadas por suas obras, tituladas por seus trabalhos e honradas por seus feitos. O resto é gambiarra.

Pax et bonum
Site: http://zanela.blogspot.com
e-mail: dartagnanzanela@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário