Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

PALAVRAS DE CARPEAUX

Nesta semana, em que estamos retornando às atividades letivas, recomendei para um grupo de alunos um ensaio de Otto Maria Carpeaux intitulado A IDÉIA DA UNIVERSIDADE E AS IDÉIAS DAS CLASSES MÉDIAS. Ensaio esse, de uma proficuidade única e de uma beleza singular. Espero toque esse a alma dos estudantes do mesmo modo que tocou a minha quando o li pela primeira vez há 12 anos.

Em vista disso, gostaria nesta nota blógica apenas de chamar a atenção para dois trechos das luminosas laudas redigidas pelo esguio punho de Carpeaux, os quais seriam: “O abismo entre o progresso material e a cultura espiritual aumenta de dia para dia, e as armas desse progresso nas mãos dos bárbaros é fato que clama aos céus”. Meditando a partir destas palavras, não temos como não vermo-nos imersos nesse abismo que dia após dia vem se aprofundando mais e mais, não é mesmo?

O segundo trecho que elencamos e que, por sua deixa, é a lembrança da cura dessa maledicência: “A história das universidades é a história espiritual das nações”. Nós, professores e alunos, estamos escrevendo parte significativa dessa história e, por isso, penso que devemos indagar sobre a gravidade de nosso papel nesse devir. Estamos nós, trabalhando e caminhando para arrancarmo-nos desse abismo de sombras que é a sociedade de massa estupidificada em seu orgulho e vaidade ou nos dispondo volitivamente a dar continuidade e aprofundamento das sobras que ousam obstruir a flama do Espírito e da Verdade?

Eis aí, a questão que não quer e não pode ser calada.

Pax et bonum
Dartagnan da Silva Zanela,
em 12 de fevereiro de 2011,
dia de São Julião Hospedeiro, de Santa Eulália
e do Bem-aventuradoReginaldo de Orleans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário