Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

SOMOS COMO CEBOLAS

Por Dartagnan da Silva Zanela


            E POR QUE NÃO? - Da mesma forma que, certa feita, Ulisses Guimarães foi anticandidato a presidência da República, por não reconhecer como legítimo o processo eleitoral que levou o General Ernesto Geisel à presidência da República, hoje, mais do que nunca, toda pessoa minimamente decente deveria portar-se como um anti-cidadão para afrontar essa esbórnia geral que tanto deforma nossa república e enxovalha a nossa dignidade. Seguir caninamente pelo catecismo da cidadania vigente, respeitar essa a choldra ignóbil que se apossou de nossa vida (depre)cívica, é dar-lhe a honorabilidade que apenas é devida a majestade da democracia.

            UM VELHO E ATUAL CONSELHO Se você estiver em dúvida quanto ao que devemos obedecer, se a Lei de Deus ou as leis dos homens, pergunte-se apenas: qual delas não passará? Qual delas existe para nos guiar para a eternidade? Feito isso, faça a sua escolha. Escolha que refletirá o tesouro que seu coração ama verdadeiramente com todas as forças do teu ser.

            O PROFESSOR IGNORADO - Às vezes fico conjuminando cá com meus botões o que o Bruxo do Cosme Velho escreveria a respeito da sociedade brasileira de hoje, o que diria sobre essa cloaca pustulenta que se tornou nosso país. Com toda certeza seria tão cáustico quanto divertido e nos ajudaria, e muito, a vermos com mais clareza e leveza os dramas hoje vividos por todos nós. E, na falta dum novo Machado de Assis, deitemos nossas vistas nas obras do velho que tem muito a nos ensinar, mesmo que os néscios franzam o narizinho para disfarçar sua patética nulidade existencial.

            UM BOM COMEÇO - Para formar um indivíduo com autonomia fuja longe da anti-educação e dos contra-ensinamentos da pedagogia da autonomia. Para emancipar os oprimidos e torna-los independentes, livres dos caudilhos que parasitam as potestades estatais e que querem apenas cabresteá-los com favores e cartões esmolas, vare muito longe da pedagogia do oprimidoe de tudo mais que esses livretos representam.

            DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO Lembrar é viver! Assim diziam os antigos. Pois é, então lembremos: a mais de trinta anos, o então presidente Ernesto Geisel disse: "Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil. Mas chegará um tempo que o povo sentirá saudade do Regime Militar. Pois muitos desses que lideram o fim do Regime não estão visando o bem do povo, mas sim seus próprios interesses." Ora, podemos discordar em praticamente de tudo o que esse homem disse e fez, porém, não temos como negar que essas palavras, a muito ditas, tem lá os seus ares proféticos.

            UMA CONTRA-IDEOLOGIA - Ser conservador, em matéria política, não é sinônimo de defesa do que é ultrapassado, muito menos de ser à favor de tudo o que representa o atraso, como querem fazer crer os néscios com duas mãos esquerdas.

            Ser conservador, nessa matéria, é defender alguns princípios perenes e cultivar uma atitude prudente frente a todas as novidades que a patuleia progressista tanto festeja de maneira tão descuidada.

            Por isso, uma atitude política conservadora não é uma ideologia a mais que pode ser apresentada no cenário nacional, mas sim, uma contra-ideologia, uma vacina para nos imunizar contra todos os modismos mentais que nos imbecilizam sob o falso augúrio duma hipotética emancipação humana. É isso. Ponto.

            IDEOLOGIA, POLÍTICA E MODISMOS - Para sabermos o quando os modismos intelectuais e políticos são ridículos basta que, como nos ensina São Josemaria Escrivá, olhemos algumas fotos antigas onde as pessoas trajavam a última moda de sua época. Não é que os modismos, com o tempo, tornam-se ultrapassados. Não mesmo. A verdade é que todo e qualquer modismo é, desde o princípio, algo fundamentalmente bufo. Ridículo. Principalmente os modismos intelectuais e políticos.

            RECALQUE PURO - Querer mudar o mundo, fazer a tal revolução disso e daquilo, é coisa de moleque mimado que só perdia nas disputas de bola-de-gude na hora do recreio. Aí o sujeito cresceu “traumatizado” e, sob o manto redentor duma hipotética e farsesca justiça social, quer ir à desforra, ferrando com tudo e com todos, como uma forma de compensação psicológica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário