Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

DIÁRIO DE BORDO: DATA ESTRELAR INCERTA - 014

Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

ESTUDANTES – A humildade, segundo Hugo de São Victor, é a virtude primeira para a realização duma vida de estudos; para sermos, de fato, um bom estudante. E, um bom estudante, por definição, não arroga querer transformar o mundo em algo que ele presume ser melhor, mas sim, ele almeja modestamente compreendê-lo e, nesse ato humilde e amoroso, acabar conhecendo-se melhor e tornando-se alguém mais digno prestativo e bom.

É impossível aprender qualquer coisa se não estamos dispostos a reconhecer o real tamanho de nossa ignorância sobre praticamente quase tudo. É improvável que cresçamos moral e intelectualmente se presumimos estar acima da realidade e, por uma leviandade dessa, acabamos, sem perceber, nos colocando para muito além do bem e do mal.

Bem, agora quando adultos desprovidos de caráter aplaudem a intemperança de crianças e jovens presunçosos dizendo a eles que seus atos inconsequentes são um exemplo de cidadania, ou qualquer sandice do gênero, esses biltres estão maliciosamente apagando no coração desses mancebos a frágil chama da humildade para inflamar suas almas com as fátuas labaredas da soberba que acabam reduzindo-os à condição amorfa de uma massa de manobra indigna, desocupada e má.

ESSE É O ÚNICO JEITO – Estudar é similar ao ato de rezar: é um ato de doação, de entrega de tempo, da vontade e de toda a atenção e intenção de nossa alma. Ou seja: quanto maior for nossa entrega, maior será o crescimento e melhor será a colheita. Porém, quanto menor for nossa oferta, maior será o desperdício de tempo e energia.

SEM NOÇÃO - Para os cidatontos engajados em suas arruaças (depre)cívicas a total falta de senso do ridículo tornou-se sinônimo de razoabilidade. Sim, sei que isso é absurdo; mas é a mais pura e cristalina verdade.

UMA SIMPLES RECEITA - Para manter a sanidade a receita que nos é dada pelo filósofo colombiano Nicolás Gómez D’Ávila é muito simples: não supervalorize os julgamentos e opiniões dos jovens e mantenha uma boa distância dos divertimentos cultivados pelos adultos. Faça isso e, segundo ele, ficará tudo certo.

OS ESCLARECIDOS - Quando alguém vem com aquele papinho de que é muito crítico por se considerar uma alminha mui esclarecida, não perco meu tempo e, sem pestanejar, saco logo dum rolo de papel higiênico dupla face a título de precaução contra a criticidade que ser-me-á atirada nas ventas.

(*) Professor, cronista e bebedor de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário