Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

MÃOS LEVES, ALMA LEVIANA





Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(i)
NÃO SOU PROFISSIONAL de patavina nenhuma e em nada que realizo. Sou apenas um irresoluto e confesso amador. Amo tudo o que faço e, sem não amo, procuro fazer por amor.

(ii)
A PALAVRA É UM DOM PRECIOSO, preciosíssimo, para ser desperdiçada com nossas frivolidades do dia a dia que apenas fazem inchar o nosso ego vaidoso e cegar a nossa alma desordenada.

(iii)
O CABOCLO QUE DIZ CRER APENAS naquilo que seja uma verdade cientificamente comprovada, em regra, não passa dum crédulo tonto que ignora o que seja uma prova, que não sabe como se pratica uma ciência e que desdenha soberbamente o que seja a dita cuja da verdade.

(iv)
O TEMOR DO SENHOR, COMO TODOS SABEMOS, é o princípio da Sabedoria; a presença total da realidade é a fonte primeira dela. Como dissemos, todos sabemos disso e, mesmo assim, preferimos muitas vezes guiar nossos atos, gestos e palavras pelo temor que nos é semeado pelas levianas línguas e maliciosos olhares do mundo que anseiam nos reduzir a total mediocridade, como se a estultice preguiçosa e conveniente fosse fonte de alguma coisa que valha.

(v)
QUEM NÃO RESPEITA, DE MODO REVERENTE, a soberana presença da realidade, por mais que se julgue crítico e esclarecido, não passa de um idiota presunçoso que, tolamente, projeta suas preconcepções a respeito de tudo e todos sobre o real e passa a trata-las como se fossem a própria realidade dos fatos da vida. Para esse tipo de caipora a realidade seria apenas, e tão somente, aquilo que se encaixa perfeitamente em seus esqueminhas mentais ideologizados. E se, por ventura, algo não se enquadrar perfeitamente em seus cacoetes cerebrinos, para ele, pro caipora, isso seria uma forma malvada de alienação que alguém, ou algo, está querendo impor à sua consciência criticamente crítica.

(*) Professor, caipira, cronista e bebedor de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário