Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

DESOSSANDO AS PALAVRAS

Por Dartagnan da Silva Zanela

QUE SEJA DITA - O relativismo moral e cognitivo é uma das piores pestes que atualmente nos fustiga. Uma das piores, mesmo, e lhe digo a razão: ele impossibilita qualquer diálogo humanamente razoável e esteriliza a inteligência em médio prazo.

Quando coloca-se a subjetividade individual, e/ou a de alguns grupelhos sociais, como sendo o centro irradiante de tudo, acaba-se, inevitavelmente, desdenhando-se a primazia da realidade. Ou seja: todos falam muito sobre toda e qualquer coisa, porém, cada um fechado em sua relativa alcova existencial, pouco importando se o que se diz tem ou não alguma correlação com a tal da realidade. Pouco importando a veracidade do que está sendo parlado.

Enfim, bastaria lembrar que não existe, como nos diz Santo Agostinho, esse troço de minha verdade e tua verdade, porque ela não é nem sua e muito menos minha. Ela independe de nós. Por isso, quando humildemente aceitamos que a realidade é mais ampla e complexa que nossa capacidade de compreendê-la, invariavelmente nós ampliamos nosso horizonte de compreensão. Porém, quando imaginamos que o mundo cabe, direitinho, em nossos tacanhos esquemas e cacoetes mentais, consequentemente tornamo-nos obtusos em relação a nós, a tudo e a todos, mesmo que imaginemos estar fazendo o contrário.

PODE SER QUE SIM - Se tudo é relativo, se tudo tem o mesmo valor e importância, porque devemos ouvir aqueles que dizem que tudo é relativamente igualzinho? Por que devo respeitar, em absoluto, a autoridade de alguém que diz que tudo é relativo? Por que? Só se for pelo mútuo respeito entre relativas nulidades, ou com base na reciprocidade entre ignorâncias relativamente presunçosas.

FATOS SÃO FATOS - O mais importante não é a forma como interpretamos os fatos, mas sim, os fatos. Se nós não captamos com razoável clareza o que está acontecendo diante de nossos olhos, pouco importa a interpretação que façamos. Por mais sofisticada que seja, a interpretação está sendo feita com base em informações equivocadas. Pior que isso! Podemos, também, captar com fidelidade tudo o que está ocorrendo diante de nossos olhos e, ainda, interpretar os ditos fatos duma forma delirante. Dum jeito ou doutro, sempre a primazia está com a realidade dos fatos, nunca com os sentimentos e ilusões que tenhamos com relação a eles. Esse é o ponto.

TUCANICE - Mais ou menos há dez anos atrás, frente ao escândalo do mensalão, os tucanado batia no peito dizendo que não queria caçar o mandado do então presidente da república, mas sim, que eles iriam levá-lo “sangrando” até o fim de seu mandato e derrotá-lo nas eleições. Bem, como todos sabemos, não deu certo. Lula foi reeleito, fez sua sucessora e reelegeu-a. Agora temos o petrolão que, ao que consta, reduz o mensalão a um caso para tribunal de pequenas causas. Diante disso, o que diz o tucanado? Adivinhem? Que eles não querem o impeachment de Dilma, mas sim, levá-la sangrando até o fim de seu mandato. Pois é, errar é humano, persistir no erro e recusar-se a não aprender com a experiência é tucanice.

SIMPATIZANTES E MILITONTOS -  Seria interessantíssimo se muitas pessoas, mas muitas mesmo, realmente parassem pra ler e entender o que chega até suas vistas antes de começarem a ter urticárias de pseudo-indignação. Pessoas desse naipe furado, quando leem algo que contrarie seus brios, ao invés de esforçarem-se para compreender o que está sendo dito preferem dizer o que elas acham que está sendo apresentado, reagindo sempre com sete pedras numa das mãos, um tanto de palavrinhas e factoides na outra e nada em suas cabeças, só pra contrabalançar a confusão (depre)cívica que impera em suas almas.

Site: http://dartagnanzanela.k6.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário