Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

PALAVRAS AO MOLHO MADEIRA

Por Dartagnan da Silva Zanela

[i] A história é uma juíza? Não. Nossa consciência individual o é. Ela, a história, é apenas espécie de advogada que pode militar pela procura da verdade, ou simplesmente advogar a causa duma das partes. Neste segundo caso, a mestra da vida é a mais corruptível e a maior corruptora força que atua sobre a sociedade deformando sorrateiramente cada consciência humana em particular.

[ii] Adverte-nos o Pe. Argenor N. Marques que: “Os meninos acostumados desde os primeiros anos a não ter o temor de Deus, por não conhecê-lo, não poderão jamais suportar nenhuma regra de bem viver; e, habituados desde a infância a não recusar coisa alguma às suas paixões, facilmente serão arrastados às sedições populares, às revoluções e à toda a sorte de desatinos. Uma vez corrompido o espírito com doutrinas errôneas e perversas, infiltra-se nas veias, no coração e até na medula dos ossos a corrupção dos costumes”.

Essas palavras, meu caro, foram publicadas em 1952 e, infelizmente, fazem eco nos ouvidos de todos aqueles que, hoje, procuram ver, estarrecidos, com seus próprios olhos, o pantanoso labirinto moral, espiritual e societal em que nos encontramos.

[iii] Socialismo é apenas uma ilusão demoníaca.

[iv] Renunciar não seria, de modo algum, uma demonstração de fraqueza. Esse seria, sim, um gesto de grandeza. Renunciar, com uma voz imponente, a tudo que está comprometendo a presidência e a nação seria um ato de estadista que afirma a soberania da nação e das instituições renegando a si mesmo e ao projeto de poder que é representado pela sua presença junto a presidência. Terá a senhora presidente essa grandeza? Provavelmente não. A magnificência e a magnanimidade não são, nem de longe, marcas distintivas de seu partido. Pra falar a verdade, tais marcas são ilustres desconhecidas das facções políticas que se digladiam nas arenas partidárias hodiernas de nosso entristecido país.

[v] Quem semeia a discórdia com pose de imaculado não sabe, nunca soube, o que é o tal do respeito. Dignidade, muito menos. Quem semeia o medo na sociedade e atiça os ânimos das multidões ideologicamente adestradas, para defender seus interesses escusos, não passa dum indisfarçado carniceiro, por mais títulos de doutor honoris causa que lhe tenham indignamente dado.

[vi] Educação universal obrigatória é uma monstruosidade tão grande que, para existir, necessita de toda ordem de subterfúgio erístico, propagandísticos e burocráticos para tentar disfarçar e justificar tamanha impiedade compulsória.

[vii] Somente imbecis querem mudar o mundo. Somente tolos acreditam que seu ódio classista os torna pessoas melhores. Somente pervertidos de corpo e alma acreditam sinceramente que tornam-se melhores que seus adversários, nessa ciranda infernal que eles chamam soberbamente de luta de classes, odiando-os mais do que odeiam a si mesmas.

[viii] O amor ao próximo repara o mal que há em nosso coração e torna possível uma relação dignamente humana entre nós e nossos semelhantes. O ódio de classes (luta de classes) apenas aprofunda o mal que habita o nosso coração e amplia os abismos que existem entre nós e todos os outros, reduzindo a vida a um patamar infra-humano.

[ix] O caráter não pode se desenvolver bem na facilidade e tranquilidade. Bananas e pamonhas são formados nesse tipo de ambiente. Somente através da experiência, das provações e do sofrimento que a alma humana pode ser reforçada e elevada em dignidade e verdade. O resto é conversa fiada.

Site: http://dartagnanzanela.k6.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário