Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

ILUSTRAR-SE PARA ILUSTRAR

Por Dartagnan da Silva Zanela

UM DADO CABAL - A história nos ensina que ela raramente é consultada quando é excessivamente citada como fonte inconteste de autoridade. Ela mesma demonstra que somente idiotas que nem mesmo completam, e nem mesmo pretendem completar, a sua educação doméstica agem assim.

CANJA DE GALINHA – Até algumas primaveras atrás, existia um negócio que as famílias sentiam-se obrigadas a dar para os seus. Esse trem era a tal educação doméstica que consistia simplesmente no ensino das mais elementares normas de boas maneiras, de convívio nos mais diversos tipos de ambientes para se cultivar o bom trato com todos, sejam nossos iguais ou não.

Bem, ao que tudo indica, muitas famílias abdicaram da transmissão desse simplório saber. Ou seriam as crianças, jovens e adultos que abandonaram o seu uso? Não sei dizer.

Mas uma coisa é certa: muitas pessoas, mas muitas mesmo, não sabem estar em um lugar sem colocar-se como o centro de todas as atenções. Seja numa sala, biblioteca, mercado, ônibus, calçada, shopping, pouco importa, lá vemos indivíduos agindo sem a menor consideração com aqueles que partilham o mesmo espaço, como se tudo existisse para elas disporem como bem entenderem.

Quando aos outros, esses seriam apenas, em sua imaginação egolátrica, objetos que adornam o ambiente, não carecendo ter por eles um mínimo de respeito humano que seja. Tanto é assim que, se elas são lembradas das mais elementares normas de convívio, rapidamente reagem de forma bestial, indignadas, ou com chacotas, por terem sido ofendidas em sua majestade umbilical.

É triste. Sei disso. Mas, infelizmente, é verdade. Uma triste realidade.

BINGO - A sensatez carece de limites razoáveis e claros para existir e avaliar-se. A estupidez também, porém, não para respeitá-los e mensurar as néscias ações e seus possíveis efeitos, mas sim, para escarnecer deles, dos limites, ao mesmo tempo em que o parvo enaltece a si próprio em sua boçalidade.

VANITAS - São Josemaria Escrivá nos lembra, vivamente, que nunca devemos ter medo de dizer a verdade. Nunca. Porém, o mesmo adverte-nos que não podemos esquecer que, em muitas ocasiões, é melhor calar por caridade para com o próximo.

Pois bem, mas em que medida nós realmente procuramos conhecer a verdade? Em que medida o amor à verdade nos move a procurá-la? Em que proporção é o amor ao próximo que nos leva a comunicar ou calar algo? Hum? Oh! Vaidade das vaidades! Como pode ser tudo tão porcamente maculado pela vaidade.

DOIS PESOS - Algumas pessoas ficam indignadas com a mera ventilação da possibilidade de termos a presença da Sagrada Escritura numa escola pública por ferir, no entendimento delas, a tal laicidade da referida instituição.

Sim, o Estado é laico, as sociedades não o são. Doutra parte, por ser laico, o Estado deve representar os valores cultivados pela sociedade, não impor os valores que são quistos por um e outro grupelho politicamente organizado que atue junto às potestades estatais. Essa segunda atitude, pra bom entendedor, não é democrática, mas sim, uma impostura totalitária mal disfarçada.

De mais a mais, é curiosa a estranheza que se manifesta frente à possível transmissão duma ínfima parte do legado Judaico-cristão ao mesmo tempo em que se silencia diante da ostensiva doutrinação marxista, materialista e niilista que se faz através das mesmas instituições ditas laicas.

E há décadas temos isso envenenando nosso sistema educacional. Entra Chico, sai Francisco, o discurso único marxista permanece (des)norteando a educação brasileira e poucos são os que ousam combater esse óbvio ululante. Pouquíssimos. Mas quando o assunto é a possível leitura da Bíblia aqui ou acolá, sobram valentes de ocasião, sejam eles piolhos de Marx ou não.

Site: http://dartagnanzanela.k6.com.br
Blog: http://dartagnanzanela.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário