Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

OS CRISTAIS ESTÃO EM CACOS


Por Dartagnan da Silva Zanela


ADEUS JANER – Por conta da muvuca que toma conta do Brasil, pensei em dar uma passada no blog do caustico escritor Janer Cristaldo que tive a felicidade de conhecer pessoalmente. Ao acessar a sua coluna blógica levei um susto. A última atualização datava do mês de outubro do ano passado. A mesma desde a última vez que eu havia acessado seu quixotesco blog. Pensei, com os olhos arregalados: será que ele morreu? Sim, ele nos deixou. Saiu da vida, discretamente, contrariando a maneira agitada de sua pena e tinteiro.

Um silêncio pairou e ficou em torno de sua partida. Poucos foram os veículos de impressa que noticiaram a sua morte. Pouquíssimos.

Tardiamente fiquei sabendo de seu adeus. Ele a muito sofria ele dum câncer que em 2014 o venceu, porém, não venceu, nem vencerá, a sua obra. Nem apagará as lições, as muitíssimas lições, que aprendi com o cáustico galderio.

Enfim, Cristaldo partiu sem que eu tivesse a oportunidade de me despedir e de lhe agradecer, por isso, faço-o agora, no silêncio das linhas que aqui encerro.

Descanse em paz Janer Cristaldo e obrigado por tudo que me ensinou.

APENAS ISSO - Os lerdos de entendimento imaginam-se, frequentemente, serem pessoas práticas. Nos piores casos, acreditam-se críticas. Seja como for, em todos os casos possíveis, no fundo, não passam de tolos presunçosos.

WALKING DEAD - Homens que deixam de sonhar estão dando seus últimos passos nesta vida; homens que vivem apenas a sonhar não dão nem os primeiros passos rumo ao viver e ambos fingem estar entre os vivos, caminhando feito walking dead bem aparentados.

A VERGONHA NÃO É MIÚDA - O marxismo corrompe a alma do princípio ao fim, reduzindo-a a uma idolatria histriônica e abjeta do que há de mais vil e rasteiro na face da terra. Por isso, os devotos desse credo repetem ininterruptamente os mantras de seus obscuros gurus para não despertarem, nem por um minuto, do estado alucinatório que é exigido pelas mais variadas seitas dialética-materialistas inspiradas nessa refinada patacoada.

E assim o é porque se o caboclo despertar o choque será tão grande que, das três, uma: ou ele deprime de maneira irreversível, ou ele se enfurece e parte para combater os absurdos que até então ele acreditava caninamente ou, como ocorre na maioria dos casos, o caipora fica tão chocado com a verdade, com a revelação de sua ridícula maneira de ser, que prefere fingir que não viu nada e volta bem quietinho a seguir no ritmo do trote de sua marcha bovina como um bom walking dead que é.

A DECISÃO É SUA - Em termos políticos, temos diante de nossos olhos, sempre, as seguintes opções: a primeira é a de aceitar, de pronto, sermos governados pelos ditames divinos. Como isso não ocorre com a frequência esperada em nossa sociedade, o que acabamos por ter em seu lugar é a governança ditada por tiranos de ocasião, ou a ditadura de nossos desejos e paixões, que são déspotas terríveis, diga-se de passagem.

Quando recusamo-nos a sermos governados pela Sabedoria das leis eternas, acabamos sendo domados pelos decretos de déspotas ou escravizados pela cegueira irascível de nossos vulgares desejos e impudicas paixões que, muitas das vezes, são vilmente manipulados pela sordidez dos mandatários do momento. E esse trem fuçado é toda a "liberdade" que temos quando negamos o leve fardo dos Céus.

LEVEM ISSO AO PÉ DA LETRA – O professor Olavo de Carvalho sempre brinda a todos nós com lições preciosíssimas que são-nos dadas através de suas publicações no facebook. Lições essas sempre condensadas em breves sentenças ou sucintos parágrafos. Uma dessas lições, publicadas em 01 de novembro de 2013, diz-nos o seguinte: “Tudo em volta induz à loucura, ao infantilismo, à exasperação imaginativa. Contra isso o estudo não basta. Tomem consciência da infecção moral e lutem, lutem, lutem pelo seu equilíbrio, pela sua maturidade, pela sua lucidez. Tenham a normalidade, a sanidade, a centralidade da psique como um ideal. Prometam a vocês mesmos ser personalidades fortes, bem estruturadas, serenas no meio da tempestade, prontas a vencer todos os obstáculos com a ajuda de Deus e de mais ninguém. Prometam SER e não apenas pedir, obter, sentir, desfrutar”. Ponto. E não me venha mais com chorumelas.

Site: http://dartagnanzanela.webcindario.com
Blog: http://dartagnanzanela.tumblr.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário