Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

RECEITA PRA TIRAR O JUÍZO DE QUALQUER UM

Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

Todo manipulador dum rebanho de gado cidadão, digo, todo e qualquer "grande líder" do tal do povo, nunca se esquece dum babado muito simples: que ele não representa os interesses das massas atomizadas e agonizantes; ele, o líder, é sempre aquele que diz à multidão algo que irá corresponder aos seus sentimentos de desesperança.

Não apenas isso! Tais demandas apresentadas às massas como sendo delas mesmas devem, necessariamente, serem capazes de manter a turma mobilizada, mesmo que tais exigências sejam literalmente impossíveis de um dia serem atendidas.

O que importa não a plausibilidade das "reivindicações", mas sim, que elas sejam capazes de manter os indivíduos, até então atomizados e isolados, sintam-se um só lutando por uma “causa comum”, mesmo que ela seja causa nenhuma.

Resumindo o borogodó: o que interessa aos pretensos líderes dos cidadãos macambúzios, que vivem vidas sem sentido algum, é dar a esses uma razão postiça que imprima um propósito artificioso em suas vidas para, desse modo, poderem utilizá-los como uma útil ferramenta na execução de seu projeto de poder e, de quebra, fazer os integrantes da massa ululante acreditarem que são sujeitos críticos e atuantes ao mesmo tempo em que dormem profundamente num lúgubre berço nada retumbante.

(*) Professor, cronista e bebedor de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário