Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

A Instrumentalização da História

Por Rafael de Mesquita Diehl

Quando estudamos História, devemos sempre distinguir bem os fatos históricos das interpretações, juízos e impressões sobre eles. Pesquisa e análise históricas, via de regra, provém do estudo de fontes e documentações históricas (de diversas naturezas: escritas, artísticas, orais, etc), de interpretações e de discussões com outros estudiosos sobre o tema. Algumas interpretações tornam-se célebres, quer pelo prestígio dos que as formularam, quer por estarem inseridas em uma corrente de pensamento de grande amplitude no contexto em que o estudo foi produzido. Excetuando-se os historiadores e pesquisadores de áreas afins, raramente as pessoas têm contato direto com as fontes históricas, de forma que geralmente passam a conhecer a História de maneira indireta, mediante as interpretações mais conhecidas e comuns construídas pelos estudiosos.

Em um mundo de intenso movimento e mudanças tecnológicas, somos frequentemente tentados a ver os conhecimentos da área de Humanidades como algo decorativo, de pouco valor prático. Assim, desvaloriza-se o estudo da História. Não pretendo nesse texto fazer uma longa defesa da utilidade da História, mas reportei-me a esse dilema porque penso que um dos argumentos para rebatê-lo é o fato de que a História pode ser instrumentalizada para diversos fins –  predominantemente para objetivos políticos e ideológicos.

A instrumentalização da História consiste em transformar – através de uma interpretação distorcida - um contexto histórico em uma forma de legitimação de uma ideologia. Na semana passada, o colunista Luís Guilherme Pereira – neste mesmo site – abordou a temática da ideologia enquanto tentativa artificial de encaixar a realidade dentro de uma determinada maneira de conceber o mundo, distorcendo ou turvando a mesma realidade.

Talvez a forma de instrumentalização histórica mais famosa seja a materialista, de origem marxista, ainda reinante em grande parte dos nossos livros didáticos. A análise materialista tende a ver a economia como causa de todos os eventos históricos, movidos por uma constante tensão dialética entre grupos socioeconômicos antagônicos – a chamada “Luta de Classes”. Assim, por exemplo, toda a história medieval européia é rotulada como uma economia feudal, dividida entre senhores feudais exploradores e servos camponeses explorados. Todas as complexas querelas entre o poder secular e o eclesiástico passam a ser vistas como uma simples disputa pelo controle de uma massa camponesa alienada.

O período medieval é onde podemos ver mais claramente essa instrumentalização histórica, quer pela imagem “anticientífica” que os iluministas rotularam a Igreja Católica, quer pela dicotomização simplista da “economia feudal” feita pelos marxistas.

A instrumentalização histórica é também uma forma de anacronismo, mas de fato, muito mais refinada que a interpretação nacionalista do século XIX. A instrumentalização histórica materialista ou relativista busca revestir-se de cientificidade, e usar-se de interpretações distorcidas para justificar revoluções, regimes totalitários ou a relativização total dos costumes. Tudo sob o pretexto de formar um “cidadão crítico”, cujo ápice de sua “reflexão” resume-se a repetir interpretações históricas de terceiros, quando não apenas slogans ou chavões empobrecidos.

Investir em um estudo mais aprofundado da História, buscando uma maior proximidade com as particularidades contextuais não é necessariamente uma forma de desprezar os bons manuais antigos e a experiência dos historiadores que nos precederam, mas significa sim aprofundar e aprimorar o conhecimento que nos foi legado. Só assim poderemos combater eficazmente a instrumentalização ideológica da História, mostrando através de um bom estudo das fontes que os contextos históricos diferem das distorções ideológicas construídas sobre eles.

Buscar conhecer a História com um maior contato com as fontes e reportando-se à diversos pesquisadores, cruzando os dados e confrontando diferentes interpretações é uma forma de opor-se à instrumentalização ideológica da História. Não se trata de defender um relativismo absoluto, mas apenas de ponderar que enquanto os fatos são objetivos, as interpretações humanas são subjetivas e falíveis. Trata-se tão somente de reconhecer que o conhecimento humano é produzido com erros e acertos e não com interpretações iluminadas de ideólogos que almejam dar ares dogmáticos a objetos que não são matéria de Revelação Divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário