Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

NÃO É SÓ DE PÃO QUE VIVE O HOMEM

Escrevinhação n. 904, redigido em 22 de agosto de 2011, dia de São Felipe Benício e da Santíssima Virgem Maria Rainha.

Por Dartagnan da Silva Zanela



Abra a Sagrada Escritura, que você tem esquecida em algum canto de sua casa, no Evangelho de São Matheus (IV; 4). Lá você encontrará essa afirmação feita por Nosso Senhor. Diz-nos Ele: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Aliás, Ele apenas nos lembra o que o Sapientíssimo nos ensina no Antigo Testamento (Deuteronômio VIII; 3), não é mesmo?

Pois é, tudo que nos é comunicado através das Letras Sagradas é de uma seriedade capital. É, sabemos, mas, como estamos impregnados da mania modernosa de tudo interpretar com as nossas parvas luzes que acabamos por nos esquecer que a Palavra Divina (dita através de pobres palavras humanas) foram-nos entregue para que Esta ilumine nossa alma e não o contrário.

Aliás, seja franco: de bom grado nos abrimos para as sombras do mundo que presunçosamente nos prometem emancipação e permitimos que muito pouco da Luz da Palavra ilumine o nosso diminuto entendimento. Não? Então, me diga: quantas vezes você realmente procurou entender a sua vida, o sentido de sua existência, à Luz das Bíblicas Linhas, quantas? Se for sincero, realmente, mais do que depressa virá a sua mente a imagem da perseverança que tal atividade exige. Os ensinos do Criador são imensuravelmente mais sublimes que o desejo de aprender das criaturas (noizinho), de compreender o nosso lugar na ordem da criação e diante Dele.

Perseveramos, teimosamente, em tudo que seja mundano ao mesmo tempo em que manifestamos uma enorme desídia para tudo o que seja do Alto e que existe para iluminar nossa vida interior. Assim procedemos, provavelmente, porque para tanto é fundamental que aprendamos a ouvir (ou ler, no caso) e a prestar atenção no que está sendo dito diretamente para nós. Tal esforço nos moveria a encontrarmos o centro de nosso ser, a unificarmos nossa fragmentada personalidade. Todavia, quem quer isso? Sinceramente, quem?

Por isso mesmo que não é só de materialismo, ideologias pedantes, carreiras vazias e comprinhas compulsivas que vive o homem, mas de toda justiça e retidão que emanam dos passos dados e dos caminhos apontados por Aquele que é a Verdade e a Vida. Não é só de diploma que vive o homem, mas do conhecimento que inunda de sentido nossa vida sufocada pela rotina. Por isso, sem mais delongas, a vida humana, meu caro, está para muito além de uma reles sobrevida material e mundana, mesmo que você se recuse a perceber essa obviedade.

Pax et bonum
Site: http://dartagnanzanela.tk
e-mail: dartagnanzanela@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário