Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

ANO NOVO, VELHAS QUESTÕES


PRATICAMENTE NO INÍCIO DE TODO ano letivo discute-se nos círculos de professores que seria muito mais producente se as turmas de ensino médio, e mesmo as de Ensino Fundamental, não fossem tão numerosas como, atualmente, o são.

Sim, tal discussão é justa e pertinente, porém, de minha parte, e de modo caipiresco, colocaria mais um temperinho picante nesse angu.

Pergunto: por que hoje em dia é tão difícil encontrar quarenta e tantas almas que possam ser reunidas numa sala e que estejam, de fato, interessadas em assistir algumas aulas diariamente? Por quê? Será que nos tornamos tão inquietos que não mais somos capazes de centrarmos nossa atenção em algo que vá além de nossa curiosidade vã e desordenada? O que as famílias tem feito a respeito disso? Ou seria todo esse desassossego algo normal?

Penso, sinceramente, que essas questões, em matéria de educação, são muito mais urgentes que a aquela que primeiramente fora apresentada nessa sucinta escrevinhada e, por serem urgentes, elas sejam tão despudoradamente desdenhadas por todos nós.

(ii)
QUANDO IGNORAMOS O VALOR DO TEMPO que temos em nossas mãos, quando o desperdiçamos com toda ordem de futilidades, perdemos não apenas inúmeras oportunidades para prosperarmos materialmente e ocasiões para crescermos moral e intelectualmente, mas também e principalmente, nos perdemos de nós mesmos.


(*) Apenas um caipira bebedor de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário