Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

MISTÉRIOS QUE REVELAM A VERDADE – parte II

Escrevinhação n. 781, redigida em 22 de setembro de 2009, dia de São Maurício e companheiros e do Bem-aventurado Inácio de Santhiá, 25ª Semana do Tempo Comum.

Por Dartagnan da Silva Zanela

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.
(São Francisco de Assis)
- - - - - - - + - - - - - - -

A visitação da Santíssima Virgem Maria à sua prima Santa Isabel (Lc I, 39-56). Eis o segundo Mistério gozoso o qual é um imenso caudal de significados em profundidade para aqueles que, seguindo o exemplo da Santíssima Virgem, humildemente entregam sua alma para a realização da Vontade do Pai Celeste.

O primeiro ponto que julgamos ser relevante destacar é o fato de Maria Santíssima se dirigir com pressa para a casa de sua prima, ou seja, sem perder tempo. Sem perder tempo para realizar um gesto de caridade, junto a alguém familiar, visto que, essa ficou três meses junto de sua prima, que estava grávida.

Ainda sobre esse ponto, é interessante observarmos que a residência de Santa Isabel ficava em uma região montanhosa que, na simbologia tradicional, representa a morada do Altíssimo que é a direção para onde estão andando os passos apressados da Virgem, para atender prontamente os desígnios do Espírito Santo.

Podia ela, entreter-se com uma e outra questão que nos é suscitada o tempo todo pelo espírito do mundo. Porém, ela, ao contrário de todos nós, é pura como nos explica o Dr. Martinho Lutero - em sua obra “A Liberdade do Cristão”, e por ser pura tornou-se o trono da Santíssima Trindade devido a sua humildade em aceitar a realidade da vontade de Deus e devido a sua fortaleza em afastar-se, depressa, da futilidade do espírito do mundo.

Mais adiante, quando ela que fora escolhida por Aquele que É para trazer ao mundo o Verbo Encarnado chega a casa de sua prima, Maria a saúda e, também, mais do que depressa, o bebê no ventre de Santa Isabel, se manifesta e se agita, não é mesmo? Pois é, assim é a presença da Verdade em nossa vida. Assim é a presença da realidade Divina em nosso ser.

Santa Maria, cheia de Graça, como anuncia o anjo, faz-se como uma ânfora a derramar sobre os que estão a sua volta a Graça recebida do Espírito Santo e, neste momento, quem estava sendo lavada com as caudalosas águas era Santa Isabel e o fruto de seu ventre, São João Batista que, em idade adulta, tal qual a ânfora que o banhou com essas águas espirituais, depressa se dirigiu para o deserto, longe do espírito do mundo para com água batizar os que iam a sua procura. Banhando e anunciando que em breve viria Aquele que os batizaria com o Espírito Santo, o mesmo que lhe foi derramado quando ainda estava no ventre de sua mãe quando esta foi visitada pela mãe de Nosso Senhor.

De nossa parte, creio firmemente que temos o dever de não nos esquecer, jamais, que nós fomos feitos para servir a Deus em verdade e espírito. Por essa razão, devemos tal qual o exemplo que nos é dado pela Virgem e não perdermos tempo com as truculências do mundo, com os sofismas maliciosos do espírito mundano que, a todo momento, nos convida dissimuladamente a deixarmos para depois aquilo que deve estar em primeiro lugar em nossa vida.

Por sermos levianos, permitimos que nossa vontade seja vergada frente aos ditames miúdos das rodas de “amigos”, das ideologias políticas de massa, das futilidades mercadológicas, da estética sem beleza exaltada pelo terror mutante da moda, em fim, permitimos que tudo isso, discreta ou diretamente, ocupe a primazia em nossa vida e acabamos, com pressa, deixando para uma outra ocasião, que a verdade reine em nossa alma.

Acredito que vendo por esse prisma podemos compreender com maior clareza porque o Pai Celeste escolheu a humilde serva, Maria Santíssima, para receber o esplendor da Verdade que Se fez carne e porque nós, indignos pecadores, necessitamos urgentemente do Fruto de seu ventre e da intercessão de todos aqueles que com pressa imitaram o exemplo do Bendito Fruto.

Isso! O fruto do ventre da Virgem é Bendito por Deus de tal maneira que sua simples vinda enche-o de graças e por isso, nos move a render homenagens a Deus para que toda língua confesse que o Senhor Jesus Cristo está na glória do Pai, como nos ensina São Tomás de Aquino em seus “Sermões sobre o Pai Nosso e a Ave Maria”.

Deus, por misericórdia, Se fez carne para nos salvar. Nós, de nossa parte, devemos permitir gestar em nossa alma a Verdade para que possamos renascer sob a luz do Espírito Santo. Ou seja: “A união com Cristo, como nos explica Thomas Merton comentando a obra de Santo Ambrósio, implica Sua entrada em uma personalidade que tem perfeita unidade em seus três elementos tradicionais: corpo, alma e espírito - corpus, anima, spiritus”.

Por isso, devemos humildemente entregar a nossa alma ao espírito e subjugar o nosso corpo a luz que está a iluminar nossa alma, pois, como nos ensina o mesmo grande monge trapista, o homem apenas encontra a sua verdadeira realidade quando lembra-se de Deus. São João Batista, no deserto gritava a todos para que nos lembrássemos Dele e nos convertêssemos ao caminho da Verdade. E seu grito continua a ecoar pelo deserto espiritual do mundo atual.

Ah! E não nos esqueçamos que o Batista, foi aquele que encheu-se de Espírito Santo e, a imitação da Virgem, não perdeu tempo para realizar a Vontade de Deus. Quanto a nós, o que nos cabe é perguntar: com que pressa atendemos a Vontade de Deus? Em que medida dispomos nossa alma a ouvir a Verdade do Espírito? O quanto permitimos que o espírito do mundo se assenhore de nosso horizonte?

No final das contas, independente da resposta, a decisão cabe apenas a você e a ninguém mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário