Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

E O DIA PASSOU RÁPIDO, BEM RÁPIDO


Por Dartagnan da Silva Zanela

(1)
Fofoca é uma merda, todo mundo sabe disso; talvez, por isso mesmo, tantos a apreciam tão gulosamente e sem o menor pudor ou moderação.

(2)
Em todo e qualquer lugar o falatório abunda. A principal pauta desses colóquios flácidos é a vida alheia, principalmente as intimidades sórdidas. Infelizmente, o que há de pior nessas futilidades não são elas em si, mas sim, a sua sinistra capacidade de prender a nossa atenção às imagens que suas palavras evocam, fazendo aflorar o que há de mais vulgar em nossa alma.

(3)
Se um caipora vier pro seu lado pra lhe contar uma resma de fofocas, ou qualquer coisa do gênero e se você quiser cortar a prosa sem ser deselegante, interrompa o caboclo, no meio de sua palestra, dizendo que leu um livro; discorra sobre ele com tanta sagacidade quanto ele lhe contava a futrica e, pode crer, que a conversa acaba na hora e dificilmente você terá qualquer outra notícia vinda dos lábios do sujeito. Porém, todavia, entretanto, para que isso funcione você precisa ser um leitor. Um bom e frequente ledor.

(4)
Por traz dum aluno displicente frequentemente tem-se a presença de pais indiferentes para com o destino do rebelde infante. Pior! Em alguns casos, não existe a presença da figura do pai; há outros que se têm uma rotação de homens que dissimulam esse papel e, noutros tantos, não encontramos nem mesmo a imagem materna. E, é claro, há ainda aquelas situações em que não há nem um, nem outro. Nem mãe, muito menos pai. Pois bem, chamar um cenário como esse, pintado com essas cores, de família, é um misto de cinismo com uma total falta de senso das proporções ou de misericórdia. E tem mais! Nominar, arbitrariamente, um quadro de desesperança como esse de família, de modo algum irá remediar ou aliviar o sofrimento dos desprezados mancebos e dificilmente gerará algo análogo ou semelhante ao que deveria ser uma amorosa procedência.

(5)
Se a prudência é a mãe de todas as virtudes, a coragem moral é o pai.

(6)
A preguiça é a mãe de todos os vícios da mesma forma que a prudência é a genitora de todas as virtudes.

(7)
Poder! Ah! O tal do poder! Desde tempos imemoriais até os modernosos dias atuais, ele continua a ser o melhor espelho da alma humana; aquele que mais eficazmente revela o caráter de uma pessoa; seja de um fidalgo ou de um Zé ruela.

(8)
O amor constrói, o medo destrói e o bom-mocismo politicamente correto corrompe até o talo.

(9)
Qualquer caboclo investido de poder, com grande facilidade torna-se incapaz de reconhecer a diferença abissal que há entre a sinceridade fraternal e a bajulação oportunista.

(10)
Todo dia é um marco zero. Todo nascer do sol exige de cada um de nós a reconquista da nossa dignidade existencial originária. Quem ignora isso sempre será apenas, e unicamente, uma sombra fria, totalmente desprovida de forma e graça. Mesmo que seus dias sejam abastados; por mais que se esforce pra dissimular o contrário, sempre será apenas isso e não mais do que isso: uma vida humanamente vazia.

(11)
O mimimi politicamente correto é o tal do trem fuçado que asfixia a inteligência, tortura as palavras e mutila a literatura e assim o é porque esse negócio de sentir-se ofendidinho por qualquer coisinha reduz o caráter do sujeito ao nível de um chihuahua estressado.

(12)
Dum modo geral, os incapazes sem caráter superestimam os méritos que eles não possuem e subestimam e desdenham os talentos de todos os outros que, simplesmente por existirem e possuírem esse ou aquele dote os afronta com sua luminosa presença e, por isso, tais indivíduos não passam de sombras; infelizmente, todas essas as almas sebosas que perambula de lá para cá, sem rumo nem prumo, feito um walking dead, não estão em falta nos mercados dessa terra desesperançada.

(13)
O medo mutila a inteligência, atrofia a escrita, amordaça a sinceridade e, consequentemente, inviabiliza o coração humano pra receber a luz e a graça da verdade que quer amorosamente habitá-lo.

(14)
Um homem tem razão quando ele procura dizer a verdade e não apenas ter razão.


Um comentário:

  1. Nossa razão, verdade,fofoca pois é tudo isso causa medo mesmo porque são atitudes que sempre terão os seus caminhos cada um a sua maneira porque alguns edifica e outros destrói sem sanche do destruído defendr-se porquê depois de atirar as penas recupera-las nunca mais, sendo assim a reflexão é muito boa Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir