Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

PARAFRASEANDO O VENTO

Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(1)
Descartes dizia: penso, logo, existo. Mas ele não precisa primeiro existir pra poder pensar e, inclusive, pra poder ser capaz de dizer isso.

(2)
Quando lemos Kant nós estamos tendo contado com o nôumeno de sua obra ou apenas com uma aparência fenomênica de seus pensamentos?

(3)
O entendimento que tenho da obra de Kant será a compreensão de seu sistema em si ou apenas um juízo a priori de minha parte?

(4)
Se tudo é apenas aparência fenomênica, a obra de Kant, que procura nos revelar a realidade em si, não seria apenas uma aparência fenomênica?

(5)
Uma coisa é oposição; outra, bem diferente, é revanchismo ideológico; obstrução do bem do país com as mesquinharias dum partido totalitário.

(6)
O caipora que mais ama o PT é o FHC. Basta acontecer algo de mais duro com a sigla que o sociólogo lamenta. Eles se merecem. O Brasil não.

(7)
A cultura nacional entrou numa onda que só por Deus. Entretanto, você já parou pra prestar a devida atenção no rumo/turvo de nossa educação?

(8)
Pra cada herói anônimo e abnegado que procura fazer na medida de suas forças o que é necessário há uma chusma de medíocres para condená-lo.

(9)
As palavras têm, nas almas distraídas, um efeito hipnótico, levando-as a defenderem o indefensável sem se flagrar do ridículo assumido.

(10)
Um dos piores hábitos que infectam a mentalidade atual é o de acatar teorias e ideias sem confrontá-las com a dura realidade dos fatos.

(11)
Existem os humanos, os direitos humanos, os manos e os defensores desses que os colocam acima de todos por simplesmente serem manos.

(12)
Uns fazem o que é certo, mesmo que o condenem por isso. Outros vivem o erro e para o erro por pegar bem.

(13)
Nada mais claro, nada mais simples e direto do que essa observação feita pelo professor Olavo de Carvalho. Diz-nos ele: “Opinar sobre o curso das coisas políticas sem o devido preparo teórico é como tentar aprender engenharia brincando de Lego”. Pois é, o Brasil está cheio de gente sabida que pensa e age assim. Gente essa devidamente diplomada; é claro.

(14)
Democracia no Brasil é um sistema de conciliação e reconciliação de oligarcas que falam em nome do povo ignorando a existência das pessoas.

(15)
Quem quer que defenda um projeto de reconciliação com bandidos não procura justiça; quer apenas defender sua malícia com a leniência da lei.

(*) professor e cronista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário