Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

NEM QUE A VACA TUSSA




Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(i)
Duas pragas, em meio a uma chusma bem grande delas, se destacam no bloqueio capital da nossa inteligência. São elas: a preguiça cognitiva e a covardia intelectual.

(ii)
Se recusar a aprender algo, dum modo geral, é pura petulância. Petulância essa fruto duma ignorância presunçosa que, em regra, apresenta-se publicamente travestida como sendo uma tal de opinião crítica.

Resumindo: o carniça repete um monte de lugares comuns que lhe parecem muito descolados e que fazem ele se sentir bem inteligentinho e engajado e, por isso, passa a crer que não tem mais nada pra aprender. Nada. A não ser qualquer coisa que venha a confirmar que sua ignorância seria a mais cristalina sabedoria.

E tem outra! Esse tipo de caipora, com sua metidez politicamente engajada, acredita candidamente que tem algo pra dizer ao mundo, para ensinar a todos, mesmo que nunca tenha realmente estudado alguma coisa com um mínimo de seriedade.

Enfim, é o fim da rosca mesmo.

(iii)
Querer vivamente conhecer algo é um raio de luz em meio as trevas da ignorância que paira sobre a sociedade contemporânea. Um raio de luz que pode iluminar e libertar a nossa alma através da procura pela chama vivaz da Verdade.

(iv)
Igreja não é carisma e poder. Não. A Igreja, corpo místico de Cristo, é o fruto do sacrifício de Nosso Senhor para nos libertar dos grilhões da morte e do pecado. Por isso, Igreja é carisma e amor.


(*) Professor, cronista e bebedor de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário