Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

CUTUCANDO ONÇA COM PALAVRAS CURTAS




Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(i)
O MUNDO MODERNO PERDEU O SENSO da alegria. Tamanha é a confusão que a loucura escandalosa passou a ser tida como medida universal de contentamento.

Tamanha é a confusão que, se uma pessoa apresenta-se serena, a placidez de seu semblante é tida como uma manifestação discreta de tristeza.

Se isso já não fosse o suficiente, confunde-se a júbilo com a satisfação de todo e qualquer prazer rasteiro. Não que o prazer seja ruim. Não mesmo. O que é sinistro é colocá-lo, com sua efemeridade e seu insaciável apetite, no lugar a alegria.

Não é por menos que a cada dia que passa, vemos mais e mais um crescimento no número de almas sorumbáticas, atordoadas com a monotonia da vida moderna, pois, ao contrário da alegria, os prazeres, com o tempo, se esgotam, deixando um vazio nos inquietos corações humanos.

Enfim, por essas é outras que toda pessoa minimamente sensata sabe que esse mundo não é um harém, nem um parque de diversões; toda alma minimamente razoável sabe que peregrinamos num vale de lágrimas e que não devemos tratar os gozos efêmeros que encontramos aqui e acolá como sendo o ponto arquimédico da plenitude de nosso ser que, por sua deixa, não pode ser obtida aqui neste mundo e, muito menos, dessa maneira.

(ii)
POR MAIS QUE SEJA ALGO DESEJÁVEL, uma mudança, grande ou pequena, sempre nos causa calafrios.

(iii)
SE AS PREOCUPAÇÕES LEVIANAS INVADEM A TUA alma, ocupe-se. De preferência de algo minimamente edificante e que seja razoavelmente decente.


(*) Professor, caipira, cronista e bebedor de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário