Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

ELA FAZ A DIFERENÇA

Escrevinhação n. 1104, redigida no dia 13 de março de 2014, dia de São Salomão, de São Rodrigo, de Santa Eufrásia e de Santa Serafina.

Por Dartagnan da Silva Zanela


A mesquinharia faz a diferença. Sim, poderiam ser as virtudes. Não todas juntas e reunidas numa personalidade, mas uma e outra realizada em cada indivíduo. Mas não. É a mesquinhez que reina, a baixeza que impera e a vulgaridade que comanda a festa.

Ela faz a diferença, não por sua majestade, mas pela atenção desmedida que atribuímos às vãs querelas que cultivamos em nosso dia a dia. Querelas essas nascidas de nosso cavalar amor próprio que nos tampa as vistas feito viseira duma besta de carga, fazendo-nos crer que nossa mísera carga seja o fardo dos fardos.

E como ela faz a diferença! Poderíamos ser mais úteis para os nossos, poderíamos agir de maneira mais digna e, porque não, quem sabe até mesmo sermos bons se não fosse a atenção desmedida dada por nós aos reveses que caem sobre nossos ombros e que nos impede de simplesmente abrir os olhos para vermos os padecimentos que estão a nossa volta.

A diferença gerada pela mesquinhez é tamanha que, devido a cara feia que fazemos frente os nossos pseudo-problemas, acabamos por nos envenenar com o fel da indiferença em relação aos sofrimentos alheios, aos sofrimentos que estão em nosso entorno. Choramos a mágoa por nós sentida ao mesmo tempo em que não sentimos a chaga aberta na mão que nos avizinha e que clama pelo afeto que não mais sabemos ofertar porque não mais sabemos amar. Tamanha a indiferença parida pela diferença propiciada pela mesquinharia nossa de cada dia. 

Pax et bonum
Blog: http://zanela.blogspot.com
e-mail: dartagnanzanela@gmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário