Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

DIGNO DESSE NOME






EM MUITOS CASOS, EM MUITÍSSIMOS MESMO, o que mais falta naqueles ditos cujos doutos em educação e, bem como, aos tais burocratas dessa seara, é um pouquinho, por mínimo que seja, de honestidade intelectual.

Explico-me: não raro, os primeiros obtém seus títulos, que lhes permite apresentar-se como doutos em matéria de ensinação, sem, de fato, ter educado alguém, nem mesmo uma única pessoa que ateste a eficácia de suas ideias.

Mesmo assim, falam, como falam, até pelos cotovelos, sobre o que não deve ser feito numa sala de aula e, fazem isso, com citações furibundas mil e, dizem tudo isso, sem ao menos saber como realmente é o dia a dia duma classe escolar.

Quanto aos segundos, esses ocupam geralmente uma sinecura qualquer, obtida muitas vezes através das bênçãos dum padrinho político, para fingir que ali estão para inovar as práticas que dão forma ao dia a dia duma sala de aula. Sala essa que, nem de longe, esses sujeitos querem enxergar. Quem o diga nela estar.

Porém, mesmo assim, essas alminhas creem sempre ter uma boa dica pra dar para aqueles que estão todo o santo dia no lugar que elas querem tanto manter distância.

Por fim, sim, há muitas coisas que devem ser melhoradas em nosso sistema educacional. Muitíssimas. Todavia, não sei porquê, algo me diz que não é essa galera, cheia de "não-me-toque", que irá apresentar para todos nós a pedra filosofal que irá transubstanciar os pútridos frutos dos filhos bastardos de Paulo Freire e de Emília Ferreiro em algo que seja digno de ser chamado pela alcunha de educação.


(*) Professor, caipira, escrevinhador e bebedor inveterado de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário