UMA COISA QUE OS DOUTOS em matéria de educação se esquecem é
que a vida é composta por desafios e obstáculos e que, aprender a lidar com
eles e, principalmente, a lidar com possíveis frustrações, é parte fundamental
do processo de ensinação.
É desse jeito que amadurecemos ou, como dizem os antigos, que
nos tornamos gente.
Mas como eles, os doutos diplomados, ignoram isso, e por
estarem muito mais preocupados em fazer populismo em educação do que educar a
população infante, o resultado continuará, por muito e muito tempo, a ser esse:
a formação de cidadãos criticamente mimados, dependentes dos regalos estatais e
essencialmente egocêntricos.
E é obvio que eles aprenderam também, e muitíssimo bem,
disfarçar todas essas feiuras com uma e outra palavra de ordem politicamente
correta e socialmente engajada.
Dissimulação essa que eles aprenderam na escola através do
currículo não tão oculto que rege ela em seu (des)fazer pedagógico.
Enfim, no fundo, eles foram bons alunos. O problema é que
eles aprenderam bem a lição errada, a lição que as potestades estatais queriam
lhes ensinar.
(*) Professor, caipira,
escrevinhador e bebedor inveterado de café.
Nenhum comentário:
Postar um comentário