Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

ATÉ A ÚLTIMA GOTA


Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(i)
VOU TE DIZER UMA COISA: amor não é uma cocegazinha que dá na barriga, nem um friozinho que sobe pela espinha. O nome disso é queredeira. Não amor.

Amor é a disposição graciosa de sacrificar-se abnegadamente pelo bem amado. Confundir isso com excitação é perversão mundana.

E te digo mais uma: por essas e outras que o amar é tão mal compreendido hoje em dia. Ele foi mutilado pela mentalidade hedonista moderna que doentiamente imagina que o saciar de todos os nossos desejos e apetites seja algo equivalente ao sublime dom.

Enfim, resumindo o entrevero: o sexo faz parte do amor, porém está muitíssimo longe de poder sê-lo em sua totalidade.

Se bobear, até os cães sabem disso, menos a humanidade do terceiro milênio.

(ii)
UMA COISA É AMAR ALGO E, COM humildade e dedicação, procurar reforma-lo na medida de nossas limitações e nos limites da coisa amada, para não acabar deformando-a. Outra, bem diferente, é ansiar por reduzir a coisa amada a imagem e semelhança de nossa mesquinhez e, não conseguindo fazê-lo, revoltar-se contra ela, afastando-se dela e criando uma caricatura daquilo que o soberbo aspirante a amador não conseguiu reduzir ao tamanho de sua incapacidade de amar.

(iii)
O QUE ESPERAR DO ANO QUE ESTÁ POR VIR? Que ele chegue com modéstia e parta com discrição e, se possível for, sem criar muita confusão.

(iv)
SABER COMO LER PESSOAS É ALGO tão importante quanto ser capaz de interpretar uma linha escrita. Ler um olhar é tão imprescindível no mundo atual quanto saber analisar uma imagem.

(v)
COM TODO RESPEITO, MAS FASCISTA é o fiote da sua progenitora e o fiofó do seu genitor. Ponto.


(*) Professor, caipira, cronista e bebedor de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário