Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

PARA ENCONTRAR UM BOM PRUMO


Por Dartagnan da Silva Zanela


UM CONGRESSO ANEDÓTICO - Não querendo ser chato, mas já o sendo, confesso que às vezes me cansa ter de ouvir aquela horda de aduladores, elegantemente vestidos, tecendo louvores imerecidos a fulano ou beltrano. Um verdadeiro teatro de horrores.

Não que elogios sejam dispensáveis na vida humana. Não é isso. O que cansa os ouvidos de qualquer um, o que turva a vista e acabrunha a alma de qualquer cidadão, são as bajulações exageradas desse circo burlesco que é o nosso Parlamento que vive a encenar a mais cínica das piadas diante de toda a nação.

NEGAMOS - Preferimos a vaidade à verdade. Podemos até afirmar o contrário, com os pés juntos, mas nossas atitudes confessam o oposto de nossas palavras. E assim, levianamente, seguimos negando a nossa vida com o nosso tosco jeito de viver vaidosamente.

GAME OVER - Se o senhor Álvaro Dias é o melhor senador de nossa bananesca república; se ele é tido como a voz mais respeitada da oposição no senado desse triste país, o projeto de poder do PT não tem mais nada que temer. Nadica de nada. Não precisamos mais disfarçar não.

OPOSIÇÃO DE PAPELÃO - A sabedoria maquiavélica reza que se não podermos vencer o nosso inimigo devemos nos juntar a ele. A prática de tal conselho atesta que quando nos juntamos ao nosso inimigo, imaginando que seremos tratados por ele com a mesma deferência que lhe prestamos, acabamos sim, nos reduzindo a condição dum vil serviçal, colocando-nos na condição humilhante que ele sempre desejou nos impor. E é isso o que o Foro de São Paulo fez com todos os seus impotentes opositores. Opositores esses que, de maneira ridícula, acham que estão fazendo grande coisa agindo feito rasteiros lacaios. Enfim, por essas e outras que Maquiavel, em muitos aspectos, sempre me pareceu um bobão, tal qual nossa “oposição”.

TODOS SABEM, MENOS ELES - Vida é luta, um combate incessante. Todos sabem disso. Até as pedras cantam essa velha cantiga. Porém, as ditas vozes da oposição não concordam com isso não. Para eles, viver é portar-se como um pulha numa aleivosia incessante. Até as paredes do congresso sabem disso e tristemente coram por eles, já que a tal da vergonha faz muito que abandonou boa parte de nossos congressistas.

MASSA DE MANOBRA - Você sabe qual a diferença dum idiota qualquer para um idiota útil? O primeiro é o que é: um tonto fechado em si mesmo. O segundo, além disso, é usado por terceiros para realização dum plano que o bobinho desconhece e ignora, mas o realiza, copiosamente, comprando brigas com todos, mesmo sem saber claramente o que está fazendo e porque está brigando. Aliás, ele imagina saber o que está fazendo e porque está semeando a cizânia aqui e ali, mas, no fundo, não sabe de nada. Nem quando é dia.

MISÉRIA PURA - Adulação é uma forma covarde de mentira. A calúnia também não fica pra trás nesse quesito e, a prática de ambas, revela de maneira cristalina o quão medíocres são os seus indecorosos praticantes.

DIREITO UMBILICAL-CORPORATIVO - O que determina uma ação é a finalidade que se pretende realizar. O que qualifica a finalidade a ser alcançada são os meios empregados nesse intento. Quando há excelência nos meios, esses elevam mais e mais a longanimidade dos fins. Porém, se os meios utilizados são escusos, toda a ação encontrar-se-á desmoralizada, porque eles desabonaram os fins, por mais nobres que eles sejam. Agora, se o fim a ser atingido for tão escuso quanto os meios, num curto prazo de tempo, a fantasia de honorabilidade cai, revelando a indisfarçável baixeza da ação desencadeada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário