Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

BLOGICAMENTE FALANDO – parte IX

 Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(1)
Uma sociedade onde todos os indivíduos teriam seus desejos, todos eles, satisfeitos, é uma tentação infernal, haja vista que os desejos humanos, quando não contidos pela disciplina das virtudes, são um verdadeiro saco sem fundo que nos leva a auto-destruição.

Aliás, não é por menos que as pessoinhas que vivem batendo no peito dizendo que o desejo é fonte inexaurível de direitos sejam tão destemperadas de caráter e, invariavelmente, portadoras de uma personalidade mimadamente irascível.

Não é à toa, não mesmo, que seitas sombrias pregam algo similar e, nesse caso, a similaridade não deve ser considerada como um reles acidente verbal.

(2)
Quando alguém diz que a escola pra ser boa tem que ser "crítica", das duas, uma: ou o caiçara é, definitivamente, um doutrinador sem escrúpulos, um canalha militante, ou, no mínimo, um reles idiota útil. Um estulto que imagina que uma palavra bonitinha (como a tal de educação “crítica”), esvaziada de seu sentido originário, e reduzida a um parvo jogo de linguagem, seria capaz de tornar as pessoas mais sabidas, desde que, obviamente, as pessoas ignorassem a má intenção ideológica que se faz presente em todo esse palavrório, oco e totalitário, fantasiado de democrático para ludibriar as almas desarmadas que, infelizmente, não são poucas nesse país. Não são poucas e, na maioria dos casos, para piorar o quadro, são devidamente diplomadas e se consideram mui críticas por causa desse papel mal impresso.

(3)
Quando um cretino diz que a educação deve ser supostamente crítica, o que ele está dizendo, mesmo, é que no lugar de uma verdadeira educação, o que deve existir, no seu entender, é o que há: uma rasteira doutrinação marxista amancebada com um punhado de tranqueiras similares. Só isso. Nada mais.

E tem outra: mesmo que o biltre ache essa doutrinação a coisa mais linda desse mundo, ela continuará sendo o que é: um subproduto vil de um amontoado de almas desordenadas. E assim o é porque tudo o que um infame considera como sendo uma boniteza, jamais passará de uma miserável e vil ignomínia. Só isso e nada mais; mesmo que ele e seus pares insistam em convencer-nos do contrário.

(4)
Em ano eleitoral, tudo é proclamado em nome do povo, sem necessariamente levá-lo em consideração. Em tempos como esse tudo é feito pelo e para o povo, apesar da existência dele.

(5)
Gosto de gente simples, não por serem simples, mas sim, por serem sinceras e verdadeiras no que dizem e íntegras naquilo que são. Gosto de pessoas que vivem simplesmente como pessoas, por viverem a vida sem todos aqueles salamaleques politicamente corretos; gente que dispensa todas aquelas afetações de superioridade fingida que a galerinha supostamente esclarecida ama tanto ostentar em suas dissimuladas vidinhas.

(6)
Você entende melhor uma determinada narrativa histórica sobre um acontecimento qualquer não tanto pelo que dele nos é contado, mas sim e principalmente, sobre o que a respeito dele nos está sendo omitido, distorcido e negado. Compreende-se melhor a verdade sobre algo através da análise das entranhas das mentiras que a maculam. Sem que elas queiram, as farsas e dissimulações acabam nos falando muito mais sobre a verdade - que elas tanto se esforçam para ocultar em suas sombras - do que realmente os autores do engodo gostariam que fosse sabido. Basta prestar a devida e necessária atenção para enxergar o óbvio ululante.

(7)
Ficar dizendo aos outros que é preciso estudar história por esse ou por aquele motivo sem realmente dedicar-se ao babado é coisa de idiota presunçoso ou de militante adestrado. Quem de fato a estuda sabe que toda vez que ela é evocada publicamente é por pura sacanagem, jamais por amor ao que dela se pode colher.

(*) professor e cronista.

Site: http://dartagnanzanela.webcindario.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário