Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

BLOGICAMENTE FALANDO – parte II

Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(1)
Querer dar um jeito no mundo estando com a alma toda desordenada é a receita perfeita para uma tragédia totalitária.

(2)
O trem mais gozado nessas discussões políticas de caráter miúdo – que de tempos em tempos tomam conta das CIVITAS brazucas - é que não são poucas as alminhas que apresentam, orgulhosas, as mais mirabolantes soluções para os problemas que afetam a todos, porém, os abençoados não têm nenhum plano, nenhunzinho, para organizar as suas porcas vidas. Na verdade, é pra lá de bisonho ver um monte de vidas tortas querendo colocar a vida de todos no prumo.

(3)
No Brasil, a cultura é entendida como sendo qualquer bobagem que seja utilizada para ocupar o tempo ocioso de um amontoado de vidas vazias. Bem, nada mais apropriado para o temperamento nacional.

(4)
As paixões político partidárias, ideologizadas ou não, são típicas dos canalhas. Elas fazem da mesquinharia e das miudezas da alma a sua mais elevada grandeza. Não é à toa que tal seara atrai, preferivelmente, carcaças desprovidas de valor, ciosas por se dar bem e sedentas por um quinhão de poder para, desse modo, parecer ter alguma distinção, mesmo não tendo nenhuma em seu coração.

(5)
De tempos em tempos velhas e novas sandices são confirmadas ou renovadas tolamente por almas distraídas e pelos olhares perplexos. Isso, no Brasil, chama-se sufrágio universal. Eleições.

(6)
Uma sociedade que avilta o mérito e achincalha o senso de responsabilidade é uma sociedade condenada ao fracasso em tudo. Talvez seja por isso que no Brasil o fracasso tenha subido à cabeça de tanta gente.

(7)
Toda vez que uma pessoa usa a palavra "democrática" para adjetivar tudo o que ela faz ou deixa de fazer, pode ter certeza de que tudo aquilo que o tipinho inventa ou deixa de bolar é substantivamente o contrário do que é a democracia.

(*) professor e cronista.

Site: http://dartagnanzanela.webcindario.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário