Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

BLOGICAMENTE FALANDO – parte XI


Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(1)
Recato, moderação e respeito. Três palavras. Uma única atitude.

(2)
O corpo humano, o nosso corpo, é templo de Deus. É santuário da Graça. Por isso, não o ultraje com sua vaidade. Não o macule com sua volúpia. Não faça de sua carne O cenário de escândalos e de sua alma um precipício para a perdição.

(3)
Quanto mais o Estado divide a sociedade em guetos, através do cinismo politicamente correto reinante, mais fragmentada e instável tornam-se as relações interpessoais e, consequentemente, mais onipresente torna-se o gélido arbítrio do Leviatã.

(4)
Saul Bellow ensina-nos que um dos papéis que deve ser desempenhado pela grande literatura é o de munir os indivíduos com o vislumbre de inúmeras possibilidades de realização humana; possibilidades essas que estejam para além dos estereótipos que imperam na sociedade presente. Uma das missões da literatura seria auxiliar os indivíduos a ver a época atual a partir dos olhares de todas as Épocas para, desse modo, fortalecer o caráter dos indivíduos. Todavia, na sociedade brasileira contemporânea, a preocupação central não é essa não, mas sim, o oposto disso. Ou seja: a reafirmação dos estereótipos politicamente corretos reinantes na Era presente em detrimento da sabedoria de todas as Eras com a (in)consequente mutilação da personalidade das pessoas. Não é à toa que vivenciamos hoje esse terrificante aviltamento cultural e moral, haja vista que somos, em grande parte, aquilo que consideramos ser tão possível quanto desejável.

(5)
O Brasil não existe. Enquanto país ele não é real. Não chega nem mesmo a ser um delírio surreal. É, no máximo, um acampamento de refugiados que não sabe donde veio, nem para donde vai.

(6)
Pois olhe, uma coisa é você manter-se zen num templo nos confins do Oriente; uma coisa é você ficar piamente sereno num mosteiro trapista num recanto qualquer do Ocidente, agora, manter-se zen frente a falência do sistema educacional brazuca, permanecer sereno frente as bobagens que passaram ser encaradas como educação é uma tarefa literalmente hercúlea. É difícil não mandar tudo pra casa do chapéu.

(7)
Quanto mais tentamos justificar um desejo perante o mundo, apresentando-o como se sua realização fosse um direito incontestável, menos direito a ele nós temos.

(*) professor e cronista.
Site: http://dartagnanzanela.webcindario.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário