Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

BLOGICAMENTE FALANDO – parte VII

Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(1)
Não nos cabe julgar os rumos da história. Não porque seja algo soberbo, não é isso não. Tal julgamento seria simplesmente irrelevante.

Desse grande latifúndio o que nos cabe, dentro de nossa capacidade e dos limites de nossa sinceridade, é avaliar alguns momentos da história ao mesmo tempo em que nos avaliamos enquanto pessoa, na condição de sujeitos, ativos ou passivos, de nosso devir nesse vale de lágrimas.

(2)
O mundo, a cada dia que passa, torna-se mais e mais um pesadelo. Um pesadelo parido de acordo com a medida de nossos utópicos sonhos desmedidos.

(3)
O tempo não é tudo na vida; entretanto, viver é uma questão de tempo. De mais a mais, saber usar o tempo, também, não é tudo; mas faz toda a diferença em nossa porca vida.

(4)
Pouco importa se somos revoltadinhos ou conformadinhos com isso ou aquilo. Esse tipo de conversa é coisa de bocó de mola. O que realmente interessa é que queiramos, sinceramente, conhecer a Verdade; que saibamos como procurá-La e, desse modo, possamos aprender o que fazer com a nossa porca vida a partir da luz que emana Dela e não mais nortear nossos passos pelas ignóbeis sombras que vicejam em torno dos hodiernos dias.

(5)
Só pra constar: Igreja não é lugar pra bater palmas, fazer gracejos e coisas do gênero. Palmas e gracejos, em seu devido lugar, têm o seu valor, porém, definitivamente, o seu lugar não é na Santa Missa.

(6)
Jesus, nosso Senhor, é o Pedagogo dos pedagogos. Com Ele aprendemos tudo o que é indispensável, inclusive Dele podemos aprender a melhor ensinar.

(7)
Enquanto Paulo Freire continuar sendo em nosso triste país uma referência venerada no quesito educação, iremos continuar à deriva, sem uma digna referência na matéria mencionada que nos permita não mais confundir o ato de educar com qualquer ato rasteiro e furibundo de doutrinação.

(*) professor e cronista.

Site: http://dartagnanzanela.webcindario.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário