Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

BLOGICAMENTE FALANDO – parte X

 Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(1)
A presunção é o medalhão de distinção do ignorante. Ele crê, candidamente, sempre saber tudo, mesmo sem ter dado o devido tempo, e a indispensável atenção, para aprender alguma coisa. Seu mundinho, vasto e profundo como seu umbigo, é toda a realidade para ele, mesmo que isso, em termos simples e bem ponderados, nada seja além do que um circo armado por seu ego, mimado e inchado, para, toscamente, curtir os inúmeros produtos fecais de sua mente oca.

(2)
Qual será o futuro da Europa? Será o fruto da resposta que os europeus, e o Ocidente como um todo, derem ao desafio que o tempo presente lhes faz. E qual será o futuro do Brasil, de nosso triste país? A resposta é a mesma: dependerá do que estamos dispostos a fazer frente ao quadro em que nos encontramos e, em ambos os casos, no europeu e no brazuca, são temerários os dias que estão por vi. Ao que tudo indica, a resposta que será dada em ambos os cenários estará muito abaixo da magnitude dos problemas que nos impiedosamente nos sitiam.

(3)
Um gentil amigo, em conversa casual, perguntou-me se eu estava triste, se algo havia ocorrido comigo para não estar sorrido. Respondi-lhe que nada havia ocorrido que me arrastasse para as sombras da alcova da tristeza, porém, confesso: estou melancólico. Em termos shakespearianos, estou bem melancólico. Sim, isso eu estou. Sorumbático com tudo que minhas vistas contemplam e, taciturno, fico a meditar sobre a minha impotência demasiadamente humana frente à realidade que testemunho. E, sem nada poder fazer diante do caos reinante, tento, ao menos, entender os entreveros que assombram nossos dias e, quanto mais claro esses buchichos se tornam, mais macambúzio acabo ficando.

(4)
A malícia é a caricatura que o demônio faz da sabedoria. A esperteza malandra é a imitação estulta da caricatura sombria. O sábio, por sua deixa, sabe reconhecer uma e outra à luz do temor reverente despertado por Àquele que é a Verdade que nos aponta o Caminho para a Vida.

(5)
A história explica-nos o que deu certo e o que redundou em fracasso, e é isso bom; a literatura ensina-nos o que é desejável e o que não é, e isso também é bom; já a poesia nos auxilia a sermos aqueles que devemos ser, e isso é muito bom.

(6)
O importante não é pensar, mas sim, agir. Bobagem. Pensar é uma forma de ação que, necessariamente, deve anteceder todas as demais para que nossas realizações não sejam inconsequentes em seu desfecho e desastrosas em seu desenrolar.

(7)
Os bons, os bons alunos, sempre avançam, sempre seguem pra diante, não importando as circunstâncias. Eis aí um determinismo canalha. Uma bobagem cínica e desmesurada que, quando dita, o é por uma motivação vil, por um desejo de parecer uma alma boazinha, politicamente correta. E assim o é não por uma sincera preocupação com os caminhos e descaminhos da educação. Não mesmo.

Infelizmente, não são poucos os alunos que desejam havidamente ser alguém através do ato de conhecer, que se encontram inseridos num sistema educacional fundado no coitadismo, numa estrutura que olimpicamente desmerece e enxovalha o mérito, que desanimam e, ao invés dos infantes crescerem, acabam adaptando-se a mediocridade reinante que, tristemente, é tão valorizada hodiernamente por aqueles que dizem ser doutos nesse babado sem nunca ter, de fato, educado alguém. Nem a si mesmos.

(*) professor e cronista.

Site: http://dartagnanzanela.webcindario.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário