Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

BLOGICAMENTE FALANDO – parte III

Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(1)
Todos nós somos fruto do vinhedo da vida. Com o tempo, inevitavelmente, nos tornamos fortes como um bom vinho ou azedos feito um vinagre.

(2)
Deixe o mundo ser o mundo. Não dê a ele, com todas as suas intrigas de bastidores, uma importância maior do que lhe é devida. Ele não merece tanto. Ele não merece o melhor de nós não.

(3)
Quando se fala de alianças, conchavos e intrigas políticas, sejam elas provinciais ou palacianas, baixeza pouca é bobagem. Há sempre mais sujeira debaixo do tapete, muito mais, do que qualquer pessoa, decente ou não, possa imaginar. E se o cidadão comum, probo ou não, for capaz de vislumbrar toda a imundice que há nesses antros ele possivelmente vomitará aos borbotões. Ah! Se vai!

(4)
As manifestações iradas da parte de alguns em relação ao projeto da ONG Escola sem Partido apenas atesta o indelével viés totalitário dessa gente. Ora, o que há de autoritário em lembrar que sala de aula não é espaço para doutrinação ideológica? O que há de antidemocrático em lembrar que os valores partilhados pelas famílias, e ensinados por essas aos infantes, devem ser respeitados pelos poderes constituídos? Por que tanta indignação frente a uma ONG que apenas está lembrando a todos o óbvio ululante: que o Estado não tem o direito petulante de impor os valores e doutrinas de grupelhos ideológicos sem o claro consentimento dos responsáveis pelas crianças? Enfim, essa gente toda que diz, com a boca cheia, ser defensora do que eles mesmos chamam de “Escola democrática”, apenas estão confessando claramente que o que eles entendem por educação é uma furibunda doutrinação totalitária. Isso mesmo! Por mil raios e trovões! Será que esses caiporas não são capazes de ensinar algo sem introjetar as suas convicções ideológicas? Se são assim é porque, literalmente, nunca desejaram e nem desejam realmente educar alguém, mas sim, apenas e exclusivamente, querem arregimentar militantes para as fileiras de sua corrente ideológica. Ponto.

(5)
Todo aquele que transforma o espaço de uma sala de aula num espaço para doutrinação política ideológica é, por definição, um vil covarde. E não são poucos os covardes que estão, aos gritos, se levantando contra qualquer um que ouse levantar a sua voz contra essa violação da integridade intelectual da infância.

(6)
Sabe por que a gurizada gosta tanto das aventuras do Naruto e mangás similares? Porque as personagens, de um modo geral, não ficam se fazendo de coitadinhas não. Todas as personagens do referido mangá, cada uma ao seu modo, enfrentam as circunstâncias que lhes são apresentadas pelo destino com dignidade e sem chororô politicamente correto.

(7)
Histórias em quadrinhos da DC, da Marvel, os mangás japoneses e bem como os desenhos animados baseados nelas, fizeram e fazem muito mais pela educação de nossos infantes do que toda patacoada inspirada em Paulo Freire e tranqueiras similares.


(*) professor e cronista.
Site: http://dartagnanzanela.webcindario.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário