Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

REFLEXÕES PRA LÁ DE INQUIETAS – parte II

Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

É SIMPLES ASSIM
De pretensiosos é feito o mundo, de pretensões nossa vida é feita e, em regra, a grande maioria dessas pretensiosas tranqueiras são ocas e vazias. Como são! E, por ignorarmos que tudo o que está sob o vigilante olhar do astro rei é passageiro, por desdenharmos que tudo o que é tocado pelo véu dos nossos olhos acaba sendo maculado por nossa vaidade, as tranqueiras pretensiosas vão se avolumando e se acumulando no mundo, em nossa vida e, principalmente, na nossa alma. É isso; e é simples assim.

PAPÉIS SUJOS
Horas e mais horas trancafiados numa sala de aula podem até auferir a um aluno o tal do diploma, porém, essas horas de cárcere não irão garantir que o indivíduo estará liberto e protegido dos grilhões do famigerado analfabetismo funcional não. Na verdade, em muitíssimos casos, o diploma apenas atesta que o infeliz é um. E esse é o dado que primeiramente devemos reconhecer e encarar antes de falarmos um “a” que seja a respeito da dita cuja da educação. O primeiro.

É POR AÍ QUE SEGUE O ANDOR
No Brasil, em especial junta das instituições investidas de honorabilidade, tem-se o insalubre costume de brindar a ausência de dignidade e talento como se tal vácuo de personalidade fosse um áureo atestado de excelência.

A SIMPLICIDADE DO OLHAR
Tudo se torna mais simples diante da crueza dos fatos. Basta que tenhamos a coragem moral e intelectual para encará-los que tudo se torna clarividente. Porém, como na maioria das vezes nos portamos de maneira cobarde diante da realidade, tudo se torna imensamente complicado. Tudo.

(IN)FIDELIDADES PÚBLICAS E IMPUDICAS
Uns são fiéis a princípios e a preceitos. Esses são os grandes homens; e são poucos. Outros são fieis a pessoas sem escrúpulos. Esses são escravos; e são muitos. Porém, há aqueles que são fiéis a companheiros de gole e de boemia vulgar. Esses são canalhas sem a menor vergonha nas ventas; e não são poucos.


(*) Professor, cronista e bebedor de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário