Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

BLOGICAMENTE FALANDO – parte XIV

 Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(1)
De um modo geral, o idiota imagina que fazer pose de sabido, falando de coisas inteligentes, o torna clarividente. Ele ignora que ser sabido não tem nada haver com isso. Tem haver com a disposição para organizar e arrumar inteligentemente ideias simples sem aquela frescuragem ou afetação de bom-moço.

(2)
Regra de ouro: jamais cite ou mencione algo que você não sabe, ou que você não compreenda razoavelmente bem, como pose de "doutor no assunto". Fazer isso é pedir para expor-se a um ridículo desnecessário.

(3)
Fingir; supor que as complexas teias de relações humanas e institucionais em nosso país são passíveis de serem explicadas a partir de esquemas mentais simplórios advindos dum marxismo cultural de botequim é literalmente não saber a diferença abissal que há entre a simplicidade da clareza e a simploriedade da estupidez presunçosa. Seja ela, a douta ignorância, diplomada ou não.

(4)
Todo aquele que tem medo do estudo laborioso - estudo esse que é imprescindível para se compreender qualquer coisa - invariavelmente procura disfarçar a sua superficialidade e estultice com aqueles clichês prontos que nos são brindados pelas ideologias vagabundas que se disfarçam com plumas e paetês de ideias progressistas que, sem nada por, nem tirar, não passam de adereços de uma fantasia chinfrim para idiotas. Ideias essas que não servem nem mesmo pra enfeitar uma penteadeira de bordel.

(5)
Ideias e teorias inexaminadas não valem nem mesmo uma porção de fezes. Não valem uma discussão. Não são dignas da deferência que a elas é exigida sem que necessariamente passem por um atento exame e por uma criteriosa ponderação. Resumindo: somente cabeças de vento e almas levianas as idolatram. Só essa gente e ninguém mais.

(6)
De um modo geral, as pessoas que leem sem preconceitos a obra “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota” do filósofo Olavo de Carvalho, não são idiotas não. Agora, todas as alminhas sebosas que fazem beicinho para o referido livro sem conhecê-lo, e que se recusam a lê-lo por birrinha ideológica, fazem isso porque elas já sabem tudo, tudinho e mais um pouco, pra serem os perfeitos idiotas que são.

(7)
Sentir raiva, em si, não é o fim do mundo e não é tão ruim assim não. A ira é uma força poderosíssima e muito útil quando devidamente disciplina. Do contrário, ela é o que é: uma destemperada besta feroz de destruição que atinge a tudo e a todos sem a menor cerimônia. Resumindo o entrevero: saber direcionar a ira pode torná-lo similar ao Naruto Uzumaki. Não saber fazer isso, em algo parecido com o Sasuke Uchiha.

 (*) professor e cronista.

Site: http://dartagnanzanela.webcindario.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário