Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

CHIMARREANDO SÓ



Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(i)
Em toda e qualquer multidão que paire uma névoa de unanimidade, dificilmente encontraremos algo que não seja alguma forma, refinada ou bruta, de estultice. Do mesmo modo, dificilmente encontramos algo nos grupelhos histéricos, politicamente engajamos que divergem de tudo e de todos, que se assemelhe com um mínimo de bom senso. Enfim, seja como for, é somente na solidão de nossa consciência individual que podemos dar testemunho da verdade sobre algo e, principalmente, sobre nós mesmos.

(ii)
Se um sujeito depravado diz um punhado de verdades, a imoralidade do caipora não revoga a veracidade do que fora dito por ele. Saber fazer essa sutil distinção evidencia capacidade de discernimento. Ignorá-la é prova de pura e simples leviandade.

(iii)
Fofoca é o timbre distintivo das almas levianas. Essas guardam, silentes, em seus corações, todo ódio e rancor que sentem por algo ou alguém e, quando aparece no horizonte uma centelha de maledicência, que passa a ser espalhada de modo incauto, de imediato, se agarram a ela como se tal gesto fosse uma espécie da galardão de sapiência ou, como gostam de dizer, de criticidade.

(iv)
O apelo a calúnia é a única arma daqueles que não esmeram-se em procurar a verdade.

(v)
Só pra constar: velas apagadas não chamam mariposas da mesma forma que lâmpadas queimadas regozijam-se levianamente com toda ordem de futricas.


(*) Professor, caipira, cronista e bebedor de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário