Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

APENAS UMA E OUTRA OBSERVAÇÃO




Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(i)
Em momentos tenebrosos, quando a correnteza da desesperança abala os alicerces da sociedade presente, urge que voltemos nossos olhos, com seriedade e serenidade, para o passado de nossa sociedade para resgatarmos nossa ligação com a humanidade.

(ii)
É impossível compreendermos a realidade presente sem o devido estudo da dita cuja da História. Detalhe: estudá-la para obter a tal da compreensão histórica não significa decorar criticamente um amontoado de locares comuns com alto grau de infecção ideológica. Não mesmo. Significa, sim, muito esforço intelectual e uma abertura abnegada para possíveis defrontações com inevitáveis surpresas que, em muitíssimos casos, contrariam tudo o que temos por certo. Outro detalhe: conquistar a tal compreensão em profundidade não significa que estamos autorizados a absolver os desajustes presentes. Significa apenas que teremos uma visão mais profunda e clara do tamanho do enrosco que nosso país acabou se enfiando.

(iii)
Relativizar todos os valores e bens culturais é o primeiro passo dado pelos medíocres que, por sua natureza, não medem esforços para excluir tudo aquilo que é bom, belo e verdadeiro para que, desse modo, mais facilmente possam impor o disforme, tão quisto por eles, como se fosse o novo padrão de beleza, bondade e verdade.

(iv)
Tão pérfidos e abjetos quanto os carniças que se dedicam noite e dia a disseminar futricas e calúnias levianas são os filhos duma égua que se regozijam ao lê-las e ouvi-las.

(v)
Rezemos uns pelos outros para que Deus, em sua infinita misericórdia, não nos deixe esmorecer e cair diante dos desafios e obstáculos com que nos defrontamos em nossa caminhada por esse vale de lágrimas.


(*) Professor, cronista, caipira e bebedor de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário