Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

DOIS DEDINHOS DE PROSA


Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(i)
Não conheço nenhum cidadão, que tenha na última eleição presidencial votado no senhor Aécio Neves, que não queira a sua prisão pelos seus malfeitos; da mesma forma que desconheço a existência de cidadãos, que religiosamente votaram em todas as eleições no partido da estrelinha, que queira a prisão do senhor Lula e de seus blues cats. Possivelmente deve de existir um e outros aqui e acolá, mas, até onde sei, são raros. Bem raros.

(ii)
Quando clamamos pela punição de alguém por algum mal realizado, tal clamor deve ser feito não com o intento de obtermos a mera reparação de nosso ego ferido. Proceder desse modo seria tão somente uma vingança vazia e rancorosa.

Por isso, toda punição, penso eu, deve ser realizada com o intento de possibilitar o arrependimento do transgressor e como sinal de advertência para todo o corpo social do quão grave é o mal cometido por ele. Nisso reside a manifestação de um grande gesto de misericórdia.

Agora, querer abolir ou abrandar as punições por dozinho do transgressor e por suma preocupação com a pose de bom-moço, que é tão amada por muitos, seria uma atitude de tamanha falta de amor ao próximo que possivelmente iria escandalizar até mesmo os impudicos mais empedernidos.


(*) Professor, cronista e bebedor de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário