Bem vindo ao blog de Dartagnan da Silva Zanela, Cristão católico por confissão, caipira por convicção, professor por ofício, poeta por teimosia, radialista por insistência, palestrante por zoeira, bebedor de café irredutível e escrevinhador por não ter mais o que fazer.

Pesquisar este blog

MEDITAÇÕES SOLITÁRIAS


Por Dartagnan da Silva Zanela (*)

(i)
Setembro, para toda a catolicidade, é o mês da Bíblia. Mês esse em que devemos nos dedicar àquilo que todos os dias deveríamos fazer: a lectio orante.

(ii)
Todo mundo, de vez em quando, tem o seu momento de chatice. Faz parte da vida. Porém, há uns carniças que pediram pra ser chato e deu eco. São chatos praticamente todo dia.

(iii)
Coerência, pra esquerdista, é cometer o erro de acreditar em um monte de patacoadas ideologicamente deformadas na juventude e, passados os anos, continuar a crer e a defender ferozmente os mesmos disparates deformantes apreendidos em tenra idade.

(iv)
Maturidade não é sinônimo de uma vida onde o indivíduo insiste em defender as ideias e os ideais disformes apreendidos na juventude. Não mesmo. Isso é somente a coerência dos tontos. Maturidade é aprender a ter vergonha dos erros cometidos em idade juvenil e a abandonar todos as ideias e os ideais que deformam a personalidade duma pessoa - em idade adulta ou não.

(v)
Li muito as obras de Nietzsche em minha porca juventude. Praticamente tudo. Por isso digo, sem pestanejar, que ele era um doido varrido. De carteirinha. E, como todo maluco de pedra, ele tinha lá seus momentos de genialidade. Por isso, penso que a grande questão, na leitura de suas obras, é sabermos diferenciar as sandices do dito cujo dos seus lampejos de sabedoria. E sou franco em dizer: não são muitos que sabem fazer isso, como também não são tantos assim os lampejos sapiência que podem ser encontrados em suas laudas.


(*) Professor, cronista e bebedor de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário